Tuesday, November 28, 2006

A última inovação na música


Ontem no programa Tribunal de pequenas causas musicas, da MTV Brasil, discutiu o seguinte tema: “o eletrônico foi a última inovação na música?”

No programa, que possui três VJs da casa, um como juiz e outros dois como “advogados” de defesa e acusação, teve três convidados, entre eles a jornalista Claudia Assef e Daniel Peixoto da banda Montage, que entendem do assunto para colocar suas opiniões. No final o veredicto foi: NÃO, a música eletrônica não foi a última inovação na música! Quem votou? Adolescentes emos ou pessoas que simplesmente não gostam de e-music?

O que seria das grandes bandas de rock hoje em dia sem a música eletrônica? O que chamamos de “novo rock” tem um pé eletrônico e o outro roqueiro. É só escutar The Killers, The Rapture, Franz Ferdinand, Editors, Bloc Party, The Bravery e assim vai. E o post-rock? Pode até se dizer que é mais um sub-gênero da eletrônica, vide Radiohead. Até bandas como Placebo utilizam certos elementos eletrônicos.

Se formos um pouco mais longe, sem chegar ao início da e-music nos anos 20, podemos ir até os anos 70 quando um novo gênero do rock nascia, o progressivo, e ali já se ouvia sons tirados de maquinas. Depois veio a disco music, new wave, new romantic, synthpop post-punk até o que escutamos hoje.

A música eletrônica não é só música de pista e não é só DJ, pois se existe DJ é porque tem um artista/músico por de trás dessas produções prensadas nos discos. Depois que o som eletrônico foi criado nenhuma outra inovação foi tão grande e nenhum outro conjunto de instrumentos e cabeças pensantes foi tão revolucionário na música.

Estamos chegando numa era que os elementos eletrônicos vão fazer parte de todos os ritmos musicais. As grandes novidades do jazz andam junto com a eletrônica, até a música erudita já está de caso com os computadores, como no CD ao vivo Blue Potential do pioneiro do techno Jeff Mills.
:::Na foto Léon Theremim com instrumento inventado por ele em 1919 e considerado um dos primeiros completamente eletrônicos, o Theremin que era tocado sem precisar de contato físico:::

Wednesday, November 22, 2006

Vivo Rio entra pelo cano!

Na última quinta-feira o Rio assistiu a apresentação de uma das bandas mais importantes da música eletrônica e do rock. Mesmo com o New Order no palco, ninguém deixou de perceber as inúmeras falhas da nova casa de show carioca.

Era cheiro de obra, ar-condicionado praticamente inexistente, piso inacabado, ralos sem tampas, madeiras com pregos expostos, infiltrações aparentes e o maior de todos os problemas: o som. Sim, eu disse de maneira geral, ou seja, incluindo a acústica da casa! (?)

Uma vergonha por completo. Revolta para quem pagou R$ 100 por estudante, e principalmente quem pagou inteira.

Se você está revoltado e quer lutar pelos seus direitos, uma figura chamada Rico Vilarouca , não conheço ele, está reunindo uma galera para entrar com um processo coletivo contra a casa. É só não jogar fora o ingresso e mandar um e-mail para: ricovilarouca@superig.com.br

Wednesday, November 08, 2006

Amigos do techno

O Technofriends ataca novamente na cena carioca com mais uma novidade. Só que dessa vez eles se uniram com o salão Hush Hush para fazer uma festa na produtora Momentos Filmes, do qual pretendem ressaltar os talentos dos DJs nacionais.

O núcleo Technofriends é um dos mais antigos da cidade em música eletrônica Underground. No próximo ano a produtora comemora 10 anos de vida e também de sua festa mais importante, a Oops!!.
A festa Momento Technofriends acontece num casarão no Cosme Velho, no dia 14/11 (véspera de feriado), com os DJs Mauricio Lopes, Shild, Spark e RM2 divididos em duas pistas para apenas 250 pessoas. Tudo num clima como festa de amigos. Tem até jardim para pegar um ar fresco. Lembrando que não serão vendidos ingressos no local, apenas antecipados.

Patrícia Lobo, mentora do núcleo, diz que a festa veio para ficar, podendo ter edições com DJs do underground mundial. “A Momento Technofriends é a nova festa da produtora, onde união de talentos resulta em festa de pista! Não é à toa que a primeira edição possui somente DJs que fazem acontecer o underground carioca.” Diz Patrícia que já pensa em um DVD com a marca: “Queremos produzir eventos de dia e de noite neste casarão, para depois montar um DVD Technofriends pela produtora.”

Falando em vídeos, o local conta com um quartinho escuro onde as pessoas podem falar o que quiserem para uma câmera. “O Jerônimo (da Momento Filmes) em outras festas da produtora gravou os primeiros capítulos do DVD "Confessionário", e não será diferente nessa”. Diz Patrícia.

:::Mauricio Lopes na foto por Patrícia Lobo:::

Momento Technofriends
Terça-feira, dia 14.11.06 às 23h
Line up:
Maurício Lopes
DJ Schild
DJ Rafael RM2
DJ Spark
Projeções: VJ Cila
Endereço: Rua Marechal Pires Ferreira, 47
Ingressos: R$ 20 _ pode ser retirado a partir desta quinta-feira no Hush Hush - 2523.7500 - Teixeirade Melo, Ipanema ou com a Patrícia Lobo: momento_technofriends@hotmail.com
**não haverá venda de ingressos na porta.

Tuesday, November 07, 2006

Daft Punk deixou seqüelas

Todos não param de comentar a espetacular apresentação da dupla francesa no último TIM Festival. Realmente foi de ficar boquiaberto com tudo. Som maravilhoso e potente. Cenário delirante. O chão tremia literalmente. Foi uma noite inesquecível.

Apesar do atraso e da péssima seleção musical anterior ao show, a produção pecou na programação do after Daft Punk. Sabendo que era difícil levar outra banda/DJ para o mesmo palco devido a toda parafernália dos robôs, poderíamos ter outras atrações na tenda Motomix, do lado de fora do Stage. Os DJs escolhidos eram ótimos, mas não compatíveis com a galera que queria mais. Muitos foram para a Moo, outros para Fosfobox e festinhas espalhadas pela cidade.

Coloco aqui um dos vídeos que circulam pelo YouTube com trechos do show.

Monday, November 06, 2006

Rafael Bz


Quem sou eu?

Bom... Como posso dizer?

Sou jornalista formado, DJ, futuro gestor cultural.

Gosto muito de música eletrônica, rock e tudo mais que se possa incluir no submundo alternativo. Por isso batalho para ser um DJ profissional.

Sempre escrevi sobre música eletrônica, desde trabalhos na faculdade até sites de renomes. Comecei com um pequeno blog chamado Da Cena nos idos do ano 2001. Um pouco mais tarde criei um site de mesmo nome que ganhou visibilidade. Logo comecei a colaborar para a coluna Na Carioca na homepage Electronic Brasil. Em 2002 fui convidado para contribuir com a web page Cena Carioca. Mais tarde um pouco, ganhei uma coluna própria no site Cena Eletrônica, do qual mantenho viva até hoje.

Aqui nesse blog vou falar da cultura alternativa do Rio. Como a minha preferência é a música eletrônica, vocês vão acabar lendo bastante sobre.

Ah, claro que notícias de outras cidades e do Brasil vão ser comentadas aqui.

Acho que por enquanto é só!